Sorria, você está na Bahia

Itacaré

Itacaré e Trancoso são bem diferentes entre si, Itacaré é mais despojada e menos “arrumadinha”, por assim dizer, não é ruim, é que como o quadrado de Trancoso é tombado e os turistas ficam basicamente por lá, não vemos aquele aspecto de cidade mesmo. Uma não é pior e nem melhor que a outra, são diferentes.

As praias mais bonitas em Itacaré têm acesso por trilhas, tem para todos os níveis de dificuldade, porém, a recomendação geral é ter um mínimo preparo físico pois as praias mais famosas e tidas como imperdíveis estão a 30/40min de caminhada partindo do estacionamento mais próximo ou do centro da cidade.

Fui a duas praias: Prainha e Jeribucaçu, as duas mais recomendadas para quem está conhecendo e ficará poucos dias. Lindas!! Com certeza vale a visita.

Ouriços, não, não machucam!

Para chegar à Prainha, nosso grupo saiu a pé da nossa pousada, a Pousada Vira Canoa, que aliás é ótima e muito bem localizada, e fomos caminhando pelas praias urbanas até chegarmos na entrada da trilha que leva à Prainha. Fizemos com um guia, recomenda-se que todos os turistas façam as trilhas com guia, pois não só a chance de se perder é um tanto quanto alta, como podem haver assaltos no caminho, triste realidade… São 40min numa trilha, o calor é grande, ainda bem que a maior parte dela é sombreada e que tem uma cachoeirinha no meio do caminho para nos refrescarmos. Não esqueçam dos sanduíches e de outras comidinhas para beliscar, pois não há estrutura na praia, apenas uma barraquinha que vende frutas e uma ducha.

No dia seguinte, fomos à outra praia: Jeribucaçu, também com guia. Precisamos pegar o carro e em torno de 15/20min e uma pequena estrada de terra, chegamos ao ponto onde deixamos o carro e seguimos à praia. A trilha é uma descida, em torno de 30min, mas lembrem-se: quem desce, sobe! Tem duas barracas nessa praia, onde fazem um peixe, Vermelho, que é muito saboroso, super simples e uma delícia! São duas opções de peixe e os acompanhamentos são os mesmos, a estrutura das barracas não é das melhores, mas como não há acesso de carro, creio que fizeram um ótimo trabalho. Chegando à praia, já encomende seu peixe e fale a hora que quer almoçar, pois demora um pouquinho para ficar pronto e se acabar, acabou, não tem outra opção. Passamos o dia em Jeribucaçu e caminhamos também para outras praias ali do lado, todas lindas.

Confesso que a Jeribucaçu foi minha favorita, é menor, mais isolada e lindíssima. Itacaré é muito agradável, fizemos um passeio pelo centro histórico também e pelo calçadão da cidade, onde pode-se ver a população realmente aproveitando a praia como ponto de encontro e para fazer esportes, muito legal mesmo. Nessa avenida, que é pequena, recomendo um sorvete chamado Sorvete Show de Bola, não damos nada pela aparência, mas o sorvete é um delícia com fabricação local e a bola a R$1,00, o verdadeiro bom e barato!

Image

Em relação a restaurantes, o Alamaim é imperdível!! É um restaurante árabe vegetariano delicioso, excelente oportunidade para os que têm preconceito com comida vegetariano, mudarem de opinião, é super saboroso, os pratos são ultra bem servidos, é delicioso. Experimentei também o tradicional Tio Gu Café, com filial em Brasília, é uma creperia, os crepes são realmente muito bem feitos e o preço é bom, sendo um ótimo custo benefício. O terceiro experimentado infelizmente não entra mesmo na categoria de bom custo benefício, foi o Beco das Flores, um dos ou o restaurante mais recomendado da cidade, mas o atendimento é de chorar, a comida demorou muuuuito tempo para chegar e não era tudo isso, era boa, mas nada demais, com um preço salgado, o lugar é bonito, mas o som estava alto, o atendimento é péssimo e a comida deixa a desejar, enfim, não foi uma boa opção.

Last but not least, uma dica importantíssima: fechar o dia com pôr do sol na Ponta do Xaréu.

Pôr do sol na Ponta do Xaréu com a vista para a cidade

Anúncios
Esse post foi publicado em Brasil e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s