Carcassonne

Quinto monumento mais visitado da França, Carcassonne é uma das cidades medievais mais bem conservadas e mais bonitas. Na verdade, ela foi reconstruída no século XIV, quando ganhou a forma que tem hoje.

Desempenhou importante papel durante muitos anos e muitas épocas distintas, desde a época romana, às Cruzadas e à defesa da fronteira da França. Perdeu sua importância em torno do século XVIII, quando as guerras Franco-Hispânicas cessaram devido a um tratado de paz nos Pirineus. Mais tarde foi restaurada, seu processo de restauração foi terminado em 1910, e com ele a cidade ganhou alguns aspectos estéticos que não possuía antes, como as torres pontudas.

Entrada do castelo. Reparem que é essa parte cinza e pontuda que não existia antes

As torres e o castelo não possuíam aquelas pontas que vemos, por exemplo, nos desenhos da Disney, eram chatas, como os fortes e castelos da região do sul da França. Acho importante saber disso pois é um dos traços principais da cidade e o que talvez tenha feito ela ficar tão famosa esteticamente, mesmo assim, seu valor histórico é altíssimo, é um patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO e merece ser. Apenas devido ao próprio curso da história, foi mudando de forma com o passar dos séculos.

A cidade é bem pequena, como toda cidade medieval. É linda e vale a pena a visita! Uma tarde é suficiente para andar nas ruas, entrar na catedral, visitar o castelo e o muro. É mais bonita que Aigues Mortes, mas bem mais turística, de maneira que não senti tanto a história em Carcassonne como em Aigues Mortes. É tão cheio de turistas e todas as casinhas são restaurantes ou lojas de souvenir que em um momento até parecia que eu estava em uma cidade dentro de um parque de diversões e não em uma cidade verdadeiramente medieval.

Uma curiosidade: muitos filmes foram rodados lá, a exemplo de Robin Hood.

Anúncios
Esse post foi publicado em Europa, França e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Carcassonne

  1. Tia Regina disse:

    Julia!!!

    Q lugarzinho mais lindo q vc conheceu!!! Já entrou pra minha listinha de desejos… É a família Boianovsky Rios sempre dando boas ideias de viagem =) Sabe q a sua mãe está sempre me inspirando né? Amei as fotos!!
    Beijos,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s