Aigues Mortes – France

Construída sobre um pântano, daí seu nome (águas mortas), Aigues Mortes é uma cidade medieval na região de Languedoc. Foi fundada em 1240 por Luis IX, primeiro rei francês a ter um porto no Mediterrâneo, de lá saíram as cruzadas em 1248 e 1270. Toda cidade medieval é originalmente murada, mas poucas se conservaram assim, Aigues Mortes é um bom exemplo, sua fortificação (1.640 metros quadrados) é a original, apesar de ter passado por processos de restauração.

A Tour de Constance, o único resquício do castelo construído por Luís IX, é visita obrigatória. Tem-se, a partir dela, acesso a toda a muralha. A partir de 1278, virou a única entrada sul ao reino, mas foi superada em 1481 por Marseilles, quando esta foi incorporada ao reinado francês.

Tour de Constance

Devido ao Édito de Nantes, em 1678, a antiga cidade protestante faz da Tour de Constance um presídio feminino huguenote (aqueles protestantes que recusaram se converter ao catolicismo).

É uma mini Carcassone e, na minha opinião, mais autêntica, pois, por ter menos turistas, você sente melhor a história da cidade, apesar de não ser tão bonita quanto aquela. Por ser bem pequena, em apenas uma tarde visita-se toda a cidade, a tour (torre) de Constance e a muralha, da onde se tem uma linda vista da Camargue (região) e de suas salinas.

Vista da cidade e das salinas ao fundo

O acesso se dá por carro ou ônibus.

Anúncios
Esse post foi publicado em Europa, França e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s