Tibidabo

Tibidabo é conhecido principalmente por seu parque de diversões, é aquela montanha que vemos de toda a cidade com uma igreja e um cristo na ponta. Bom, é muito mais que isso!

Igreja que vemos de toda a cidade e parte do parque

Não sou muito (não sou nada) de parque de diversões, mas fui para ver e conhecer, e, principalmente, porque disseram que lá é uma das melhores vistas da cidade. Isso é verdade. A vista do alto é linda, vê-se a cidade toda pequenininha lá embaixo e o marzão azul no fundo. Em termos de parque, não acho que seja muito bom, mas também não passei muito tempo analisando…

Vista do alto do monte Tibidabo

O monte de Tibidabo é o ponto mais alto da serra de Collserola, estando a 512 metros de altitude. A Avinguda de Tibidabo lembra um pouco aquela rua de Petrópolis, dos palacetes reais. Era uma área de mansões, na verdade, palacetes mesmo. Casas grandes construídas em meio a um parque e cercada de jardins. Hoje a maioria é escritório de negócios, consultório médico, tem faculdade também e órgãos públicos da Generalitat de Catalunya.

Torre de Collserola - projetada pelo arquiteto Norman Foster para as olimpíadas de 1992

Até o fim do século XIX, essa parte da cidade – o monte de Tibidabo – era frequentada apenas pelas pessoas que aí iam fazer trilhas e trekking, mas com a Exposição Universal de Barcelona de 1888, fizeram uma estrada até a boca da montanha, iniciando a urbanização dessa área. Esta foi realmente fomentada em 1899 quando o médico Salvador Andreu (“tudo” em Tibidabo é Salvador Andreu, Doctor Andreu, etc) junto com outros acionistas começaram um projeto de cidade-jardim: aí nasceu a Avinguda Tibidabo.

La Rotonda - antiga residência do médico Salvador Andreu, depois transformada em um luxuoso hotel e hoje encontra-se em obras para se tornar um centro comercial - Av. Tibidabo

Ainda hoje é possível ir até a entrada do funicular (bondinho que leva até o topo do morro) de Tibidabo pelo tram blau – ou trem azul, em português – bonde do início do século XX responsável por fazer a conexão entre a Avinguda Tibidabo e o funicular. Bom, nesse bondinho, o ticket do metrô não serve, a ida é 2,90 e a ida e volta é 4,50. É possível percorrer o mesmo trajeto com o ônibus 196 (aliás, é uma ótima pegar esse ônibus para conhecer Tibidabo, sua rota é pequena e passa por todos os pontos).

Tram blau

O passeio vale a pena, as casas são lindas, é tudo super arborizado e bonito. Há várias casas modernistas, inclusive de Puig i Cadafalch. Um ótimo passeio, diferente da Barcelona “mais comum”, por assim dizer, e tão lindo quanto! Barcelona é surpreendente, cada canto da cidade tem uma cara e são todos lindos à sua maneira.

Outra "casinha" na Av. Tibidabo - Torre Portabella

Informações práticas:

  • Para chegar desde a Plaça Catalunya: L7 – Avinguda Tibidabo – é a última parada
  • Ônibus até o funicular de Tibidabo: 196 – é o mesmo até a CosmoCaixa
  • Funicular custa 4 euros, também não é possível utilizar o ticket de metrô/ônibus. Outra alternativa: Bus Barri 111.
Anúncios
Esse post foi publicado em Barcelona e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s