Manifestações na Espanha

Há pouco menos de um mês, para ser mais precisa, no dia 15 de maio desse ano, começaram as manifestações espanholas reivindicando melhorias em geral e mostrando que não estão satisfeitos com a atual condição social do país. O que impulsionou: as eleições de Madrid.

O movimento ganhou tamanha força que a Espanha inteira aderiu, estou começando a aprender sobre a história e a cultura espanhola agora, mas uma coisa adianto: é um país muito rico culturalmente e muito distinto internamente. Ou seja, a sociedade civil se unir com um objetivo em comum em nível nacional é algo raríssimo. De andaluces a bascos, as praças centrais estão tomadas por gente e cartazes com mensagens reivindicando melhorias sociais reais. Desde leis a respeito da imigração – que é atualmente um problema gravíssimo na Espanha – como a leis a respeito da educação e seu parâmetro europeu, mais especificamente o plan Bolonia.

Aqui vão algumas fotos da Plaça Catalunya, Barcelona; Plaza Mayor, Sevilla e Plaza del Socorro, Ronda (província de Málaga). A escolha desses lugares se dá pelo simples motivo que foi onde estive nesse período e pude fotografar.

Plaça Catalunya - sexta, 27 de maio

Fotografei esse cartaz no dia 27 pela tarde, foi nesse dia, pela manhã, que a polícia invadiu

Mais uma da Plaça Catalunya. Reparem nas casinhas nas árvores

Em Ronda. Era pequeno, proporcional à cidade, e todos que ali estavam foram super simpáticos comigo, ficamos conversando um tempo sobre a situação espanhola e a brasileira (11/06/2011).

Sevilla - 12 de junho

E a Plaza Mayor virou Plaza 15 (de) Mayo! Sevilla.

Bom, não esperem encontrar cobertura dos protestos nos grandes meios de comunicação de massa. É impressionante como após uma semana os jornais (impressos, televisivos e digitais) pararam de comentar sobre o assunto. Aqui vão alguns links de imprensa tipo “B”:

Só relembrando que até hoje não fiquei sabendo de nenhum meio de comunicação genuinamente neutro, claro que esses jornais também defendem suas ideias e seus ideais.
Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s