Roma Parte II: a Roma dos álbuns de fotos

Cheguei em Roma às 7 e meia da manhã. Conselho de amiga: o cost do low cost quando não se dorme bem não é tão baixo assim! Encontrei a Bárbara – minha amiga desde a época de escola – e sua tia, a tia Suzi por volta das 11 da manhã (quantos detalhes!) e fomos ao centro. Ia dizer área histórica de Roma, mas falar isso é ainda menos preciso que falar centro! Coliseu, Fórum e Palatino. Depois seguimos ao Pantheon a pé, passando por praticamente todos os monumentos importantes.

No Coliseu com a queridíssima Bárbara

Dia seguinte: Vaticano. Chegamos lá e estava tendo uma audiência do Papa Bento XVI,Guarda suiço do Vaticano (sim, eles têm que usar essa roupa) aparentemente tem toda quarta. Se eu pudesse dizer alguma coisa para o papa, diria: Bento XVI, querido, você está muito ultrapassado! Alô para o século XXI! Mas não pude dizer nada… Chegando lá a gente vê que realmente o Papa é pop e, no caso desse papa, não poupa ninguém. À noite fizemos um passeio com os amigos da tia da Bárbara pelos monumentos, muito legal ver a iluminação!

Fontana di Trevi com as minhas companheiras de viagem!

Vittorio Emanuele

Terceiro dia: La Boca de la Verita, primeiro shopping do mundo, Trastevere, Piazza de Spagna, Piazza Navona, Piazza del Popolo, entre várias outras no caminho. Nós nos separamos esse dia porque tinha algumas coisas que queria ver e que a Bárbara e a tia Suzi já tinham visto, nesse meio termo, vejo quem? Hillary Clinton. Sim, foi que nem filme, fecharam as ruas, vários carros pretos com sirenes passando, de repente todos param e muitos homens de terno saem e escoltam uma mulher loira, a secretary of State dos EUA, Mrs Hillary Clinton. Gente, isso na Piazza Spagna, que já é abarrotada de turista, imagina abrir espaço e fechar as ruas naquele lugar… Tá louco, que sensação ruim. À noite jantamos em Trastevere de novo, que bairro legal e agitado!

Pantheon

Quarto dia: Bárbara e tia Suzi foram embora cedinho e eu só ia à noite, então lá fui eu passear. Meu programa inicial que era ir a Vila Borghese foi cancelado por força maior: greve dos funcionários de transporte público. Sim, sou sortuda desse tanto! Então resolvi caminhar ao redor da Termini (estação de trem) e dar outra andadinha pela Via del Corso. Bom, até então nunca tinha me sentido insegura por aqui, nem com a morte do Bin Laden (só digo uma coisa: EUA sem noção, não aprenderam que não se faz justiça com as próprias mãos…), mas nesse dia senti. A cidade estava intensamente policiada, helicópteros não paravam, carros do exército por toda parte, não foi legal. Tudo bem, saí da rota dos governantes e fui pra rota apenas turística onde o clima tava menos pesado. Voltei para Barcelona à noite, já louca pra voltar! Viajar cansa…

O melhor de Roma: a culinária

Roma? Bem, diria que minha companhia salvou a viagem, encontrar uma grande amiga de mais de 10 anos em Roma é algo para poucos! E quando estamos morando fora sozinha, nada como um rosto familiar e querido! Agradeço à Bárbara pela viagem maravilhosa! Mas deixo aqui uma confissão: não gostei muito de Roma… Sei que a gente é educado para dizer que gostou de Roma. Como assim não gostar de Roma? Mas muito turista, difícil de andar, a simpatia dos italianos é algo assim… impressionante! Tem que respirar fundo mesmo porque o pessoal é grosso! O trânsito é caótico e a cidade não é bem sinalizada. Senti falta de explicações nos monumentos, porque são ruínas, sem explicação fica apenas ruínas. Uma coisa Roma tem muito boa: os sorvetes!!! Delícia!! Comer-se-á sorvete bom em qualquer sorveteria lá, hmmmm! Enfim, a Bárbara e os gelattos fizeram Roma valer!!!

Símbolo da cidade

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Roma Parte II: a Roma dos álbuns de fotos

  1. Bárbara disse:

    Juca, vc também salvou a viagem! Adorei! Matei a Tia Suzi de tanto andar, mas valeu a pena. Foi ótimo!!!! Comemos mto bem. Ainda estou sonhando com aquele cuscuz marroquino. A Tia Suzi até fez p mim domingo. Delícia!
    Obs.: Ver a Juca fazendo a rota dos pontos turísticos com base nas sorveterias famosas foi imperdível!
    Juca, mto obrigada pela companhia!
    Bjos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s