A vida de estudante em Barcelona

Como meus ávidos leitores (família, Bela e Gabs) sabem, vim para Barcelona pela UnB fazer um intercâmbio acadêmico, ou seja, faço um semestre do meu curso – Ciência Política – na faculdade de Ciência Política daqui.

Há muitas universidades em Barcelona, a UnB tem convênio com a UAB: Universitat Autonoma de Barcelona, logo, a minha universidade. Eu, a Lígia e a Wendy fomos quem inauguramos esse convênio, somos as cobaias, por assim dizer, hehe.

A Universidade Autônoma de Barcelona é uma universidade catalã, parece redundante eu falar isso, mas não é, pois talvez ela seja a que tenha isso mais forte. O que isso significa? Para os estrangeiros da graduação: aulas em catalão! Sim, principalmente se o curso for de Humanas, em especial, das Ciências Sociais. A UnB pede proficiência em espanhol, e acho que tem que continuar pedindo apenas o espanhol mesmo, porque catalão fora daqui não é fácil de se encontrar e nem muito útil (que eles não me ‘escutem’ falando isso!), mas a maioria das aulas é em catalão. Na faculdade de Ciência Política praticamente todas são, perguntei a uns colegas meus daqui, que fazem o curso todo, e nenhum nunca pegou uma matéria em castelhano, quer dizer, um pegou uma vez e só. O que acontece é que o professor pode escolher e você pode pedir para que ele dê a aula em castelhano, um professor da Lígia e da Wendy topou, o meu não, mas me deu uma atenção especial. Acabou que tive que retirar uma matéria por conta disso porque a professora não ia me dar uma atenção diferenciada, coisa que precisamos quando não entendemos a língua.

Sobre a minha aula em catalão, agora não tenho mais problemas, o catalão não é difícil para nós falantes da língua portuguesa, a pronúncia de algumas palavras é bem parecida com o português de Portugal, temos que acostumar nossos ouvidos e depois fica tranquilo. Só que é aquela coisa, não posso me distrair que se perco o fio da meada, fica difícil voltar, a atenção tem que ser dobrada. Não entendo muito quando tem debate em sala porque os alunos falam muito rápido, acontecendo o mesmo no cotidiano aqui, mas nesse caso nem noto pois todos falam espanhol (= castelhano), não havendo nenhuma dificuldade em se comunicar nas ruas e na vida extra classe.

Outra coisa essencial a saber é que o campus é afastado, não é bem em Barcelona, é em um pueblo aqui perto, 30 minutos de ferrocarril (trem que conecta a grande Barcelona), em Bellaterra. O motivo é que todas as faculdades estão em um único campus, coisa que não acontece com as outras universidades daqui. As linhas do ferrocarril para chegar à Universidade são: S2 e S55. Por isso, eu recomendo aos estrangeiros que concentrem suas matérias em 2 ou 3 dias, a não ser que estejam dispostos a morar em alguma cidade mais perto (Bellaterra, Cerdanyola del Valles ou Sabadell, sendo esta última uma cidade bem estruturada e as outras pequenos pueblos) ou na Vila Universitária (situada no campus).

Morei na Vila Universitária por 2 meses e NÃO recomendo meeeeeesmo! Só não ponho em negrito para não ficar muito agressivo, mas é o que sinto, não gostei, não recomendo e também não compensa financeiramente. Creio que o melhor conselho que posso dar para quem vem é o de não ficar na Vila. Inclusive, saí antes do fim do meu contrato, o contrato mínimo é de 3 meses. Quer morar do lado da universidade? Cerdanyola ou Bellaterra! O transporte é o mesmo: ferrocarril, mas a estação mais perto é a de Bellaterra e não a da UAB. Acontece que a Vila é ilhada, não tem nada perto, o mercado que tem é pequeno, suficiente para emergências, mas muito caro. A lavanderia é paga e também não é barata, gastava em média 12 euros para lavar e secar minha roupa. Tem um Frankfurt, que é um bar/restaurante com pratos feitos, pizzas e afins e um restaurante mesmo e só. A piscina nunca usei porque era inverno, tem também um campo onde rola partidas de futebol. O Club dels Residents oferece alguns cursos, como dança, violão, etc, mas não se iluda, são pagos e também são caros! E o aluguel? Bom, o aluguel também é caro, principalmente para o que oferecem. Mas o que mais irrita (e isso é consenso para quem mora lá) são os custos, dizem que o preço é aluguel + custos, bom, não sei que custos são esses, eles te cobram, mas nunca chega nenhuma conta no seu apartamento discriminando os valores, só digo que os custos chegam a 90 euros (acreditem, passei um perrengue bancário por isso). Ninguém entende, mas todos têm descontado de sua conta, porque, sim, eles exigem que você abra uma conta, pois debitam automaticamente, antes você paga e depois você reclama, sabe como é? Apesar de tudo isso, o que me incomodava mesmo é que é uma ilha, é longe, pegar todo dia um trem de 30min para ir a Barcelona é demais, desanima e faz com que a maioria fique por lá mesmo, até porque não é só o trem, é também a caminhadinha de 10 min, é pouco para fazer uma vez, mas fazer sempre, com compras ou com mala é muito ruim. Os horários do ferrocarril não são tão frequentes, fim de semana, por exemplo, é de 20 em 20 minutos. O transporte noturno é pior ainda, bem mais limitado, sai de hora em hora da Plaça Catalunya a partir de 1:05 até as 4:05 e demora em torno de 45min para chegar. Táxi? Só se estiver disposto a pagar 50 euros.

Agora estou no centro da cidade e digo que a vida é outra, melhorou imensamente! Tudo perto! Barcelona é uma cidade grande, cosmopolita, mas bem compacta, com tempo, pode-se fazer praticamente tudo à pé estando no centro. Nada como poder descer de casa só para dar uma voltinha no Passeig Maritimo ou só para ver o movimento mesmo. Acho que ir a outra cidade, outro país, para um intercâmbio não faz sentido se você não conhece realmente a vida da cidade, ponto turístico basta 5 dias, o diferencial de morar é conhecer as ruelas, os lugarzinhos, todas aquelas coisas que demandam mais tempo, e aqui tem muito lugar assim, ô cidade bonita e legal! Morando na Vila, não se conhece isso. Conheço gente que está bem na Vila, mas a maioria das pessoas que fica mais de 6 meses se muda sem dúvida. Perguntei às pessoas que se mudaram e todas disseram que estão bem melhor no centro. Depois de que me mudei digo com a maior sinceridade que agora sim estou vivendo a cidade.

Divido o apartamento com outras duas mulheres, simpatissíssimas. Procurei apartamentos por duas semanas, aqui em Barcelona é fácil achar quarto para alugar, tem muita oferta e rotatividade, mas tem que estar aqui e tem que olhar. Aluga-se o quarto e as áreas comuns são compartidas, a maioria já é todo mobiliado, o que é ótimo para nós estudantes. Foram duas semanas tensas e intensas, foi cada coisa que eu vi… Mas achei! E não só esse em que estou morando, vi outros que moraria também, esse foi o que mais gostei, mas não foi o único. Usei o site loquo, que é o que as pessoas mais usam aqui. Todo dia tem anúncios novos, tirei alguns dias só pra isso, anotava os endereços dos que eu gostava na internet, fazia um planejamento de endereços e horários e pé na rua! Uma dica: desconfie quando não colocam fotos!!! Se estiver chegando na cidade e quiser morar no centro (recomendado!), eu recomendo que fique num quarto num hotel, hostel ou residência estudantil por 2 semanas e tire esse tempo para conhecer a cidade e procurar apartamentos. Conhecer a cidade é importante por conta da localização, não precisa conhecer a fundo, mas só ter uma noção geográfica e ver o que a vizinhança oferece. A verdade é que estando em Barcelona mesmo já é uma boa localização, pois o metrô funciona muito bem aqui. Minha área favorita é o Born. L’Eixample talvez seja a melhor área para se morar, é um bairro grande, então é meio vago dizer isso, mas é bom em todos os lugares, o que mais gosto é a área que fica perto do Parc Ciudadella. Gracia é mais distante, mas é uma graça, mais residencial e local. El Raval é complicado, pode-se achar lugares muito legais, mas é um bairro onde tem que se ter mais cuidado. O Gótico é super bem localizado também, centrão. Principalmente nos apartamentos do Gótico, Born e Raval, deve-se visitar, porque como são mais velhos, muitos estão em condições precárias e em ruelas muito estreitas (difícil acesso a carro: coisa essencial para mudança!). Quanto a documentação para alugar um quarto num apê, o contrato costuma ser oral e se paga em dinheiro ao dono ou a quem aluga o apartamento. Dica: procurem apartamentos onde o dono também more, costumam ser mais arrumados, bem cuidados e melhor equipados.

Quanto ao metro, o ticket avulso custa 1,45 euros, o T-10 de 1 zona 7,60 euros e o de 2 zonas (para ir da Universidade a Barcelona e necessario usar o de 2 zonas) e 15,70. O que mais compensa e comprar o trimestral, o T-Joven 1 zona custa 113,00 euros e o de 2 zonas 152 euros. Em uma semana gastei 35 euros so de metro, usando o T-10 (10 viagens), enquanto com o trimestral, nao ha limite de viagens.

No mais, Barcelona é lindíssima e viva! Que cidade!!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

31 respostas para A vida de estudante em Barcelona

  1. Isabela disse:

    que maximo juca!! to feliz q vc mudou p cidade eu sei como isso faz diferença!!
    to chocada com as aulas.. nao sei se li rapido demais e perdi, mas todo mundo ai fala catalao? tipo nasce falando as duas linguas? foi mal minha ignorancia, mas que bizarro!!
    bjus

    • Júlia disse:

      Que isso, Bela, larga de besteira! É muito distante da gente, ninguém tem que saber… hehe.
      Então, a língua que eles falam em casa é o catalão, isso, claro, se for uma família catalã. O impressionante é que na escola as crianças só passam a ter aula de e em espanhol aos 7 anos, ou seja, a maioria aprende antes catalão. Muito louco, né? Sim, são bilingues por natureza, acontecendo o mesmo com os galegos e os bascos.
      Estou para escrever sobre isso e a questão identitária dos catalães há um tempo aqui, porque é algo bem forte e que não temos por aí.
      Beijos!

      • Isabela disse:

        quando aprendi a falar tb era assim.. portugues em casa e espanhol na rua, mas acho maldade p crianças hahaha

  2. Gabi disse:

    Viu, você brigou comigo na sexta série, mas vc tb não incluiu no seu conceito de FAMÍLIA…
    hauhauhaua

  3. Gaby Reyes disse:

    Oi ..
    meu nome é Gabriela, adorei teus comentários. Ganhei uma bolsa e 4 meses para UAB, pretendo chegar em novembro, mas estou hiper perdida, nem sei por onde começar.
    Tenho dois filhos, um de 13 e outra de 6, e não sei como encontrar lugar, não posso gastar muito , pq a bolsa não é lá essas coisas, mas adorei a tuas dicas, você acha que daria par morar em Barcelona? Ou seria melhor em Bellaterra? Pelos teus comentários seria melhor Barcelona, td mundo diz que é linda.
    Vou procurar naquele loquo, quem sabe.
    Muito obrigada e aguardo resposta

    • Júlia disse:

      Oi Gabriela,

      Olha, não sei o valor da sua bolsa, Cerdanyola del Valles é uma cidade pequena e do lado da UAB, o custo de vida lá é menor que de Barcelona e tem mais estrutura que Bellaterra. Sabadell já é uma cidade maiorzinha e que também se encontra mais perto da UAB que Barcelona. Eu voto Barcelona, é uma cidade sensacional, muito viva, vibrante e alegre. Uma dica de bairro mais sossegado, menos turístico e uma graça é Gracia, vá com um tempinho e paciência que acho que você encontra um lugar para você e seus filhos. Lá é bem tranquilo e tem tudo, acho que é um ótimo lugar para se morar com os filhos. Barcelona toda tem um ótimo e eficiente transporte público, além de ser uma cidade compacta, de Gracia a Plaça catalunya são 20min andando.

  4. Gaby Reyes disse:

    Julia,
    Muito obrigada pelas dicas,
    Realmente acredita que o pessoal da UAB da moradia internacional tem um kitnet nesse bairro, acabei de reservar, não sei se o preço esta bom, (600 euros com os gastos)
    Vai ficar apertado, pois lá se va a metade de minha bolsa…
    Essa praça Catalunya é a praça principal?
    Esta perto então, acho que mesmo ficando longe de UAB, vale a pena ficar em Barcelona

  5. Gaby Reyes disse:

    Obrigada Novamente…
    Quem sabe a gente se encontre em Barcelona.
    Abraços
    Gabriela

  6. Júlia disse:

    Olá, gostei muito das dicas…mas queria saber se não existem aulas ministradas em inglês para estrangeiros na UAB. Queria muito ir, mas meu espanhol é muito fraco….acho que não conseguiria acompanhar as aulas. O que você acha…tenho ainda uns 6 meses pela frente, poderia aprender espanhol nesse período caso não tenham mesmo aulas em inglês? Obrigada =]

    • Júlia disse:

      Júlia, só vi hoje seu comentário!! Estava meio desligada desse mundo de blog… Mas pode deixar que agora posso tirar suas dúvidas!
      Eu sei que tem algumas aulas ministradas em inglês, mas depende do departamento. A verdade é que a UAB é uma zona, é ótima, mas uma bagunça, a probabilidade de você ter aula em catalão é altíssima! Foi o que aconteceu comigo, mas a gente se adapta e depois de um tempo começa a entender, claro que contei com a ajuda do professor. Mesmo assim, se você só vai no segundo semestre desse ano, não deixe a língua ser uma barreira a uma experiência sensacional, matricule-se num intensivão e vá! Como é bem parecido ao português, rapidinho você pega, seja aqui ou lá.

  7. Nana Machado disse:

    Ola Juca, parabens pelo seu Blog!
    Em 2013 passarei 10 meses em Barcelona, ja conheco a cidade, mas passei apenas 2 dias visitando, vou estudar um master na UAB, e as suas dicas sao valiosissimas…obrigada por compartilhar! ja reservei um studio pra morar na Barceloneta..la vc acha que é legal para se viver? outra coisa, sobre os tickets de trem/ metro/ onibus, como ficarei 10 meses e tenho 30 anos ( nao sei se poderia comprar o T jovem) qual vc me indica? o trimestral mesmo? farei 6 viagens de Barcelona a UAB por semana durante 9 meses, 3 x por semana, qual vc acha o mais conveniente para comprar na chegada?
    Desde ja obrigada, abracos, Nana

    • Júlia disse:

      Nana, infelizmente fiquei muito tempo afastada do blog e só hoje voltei a olhar… os estudos apertaram e tive que dar uma pausa. Como você escreveu em outubro, imagino que já tenha resolvido tudo!
      Aproveite essa cidade fascinante!!!

  8. natalia disse:

    Oi!
    Você gastava mais ou menos quanto por mês? Qual os valores médios dos alugueis?
    Obrigada!!

  9. Lívia disse:

    ei juca…
    queria saber se você tem algum contato mais direto em barcelona. estou indo dia 01 de maio e preciso de um lugar para ficar! vou fazer 4 meses de doutorado na UPC, mas não sei se fico lá perto ou no centro… tenho um pouco de medo desses apartamentos para compartilhar… se puder me dar uma luz!
    um abraço!
    Lívia

    • Júlia disse:

      Oi Livia,

      Nossa, me desculpa, seu comentário é o terceiro que respondo nesse post dizendo que só o li hoje…
      Infelizmente parei de acessar o blog por um ano, devido à falta de tempo. Voltei agora. Imagino que você já tenha ido, deu tudo certo, amou e quer voltar! Hehe!

      Qualquer coisa, agora estou online outra vez.

      Abraço.

  10. Mariana disse:

    Oi tudo bom?
    Estou indo semestre q vem estudar na UAB Ciências Politicas também. Estou indo sozinha e estou muito perdida porque não sei onde achar uma boa acomodação. você tem contatos do apartamento que você alugou? e pegar os trens para chegar no campus é muito complicado?
    Me indicaram para morar o Melon District você conhece sabe me informar se é bom ou se tem outras residências do tipo?

    Obrigada

    • Júlia disse:

      Oi Mariana,

      Aposto que você já foi e adorou ou está adorando! Se já estiver voltado, provavelmente está naquele momento depressão pós-Barcelona… hehe.
      Desculpe-me por não ter respondido antes, ocorre que, por falta de tempo, deixei o blog de lado por um ano.
      Voltei agora, precisando de alguma ajuda, é só falar!

      Abraço,
      Júlia

  11. Matheus Chiocheta disse:

    Olá Júlia! Olha só, sou graduando de Direito da PUC do Rio Grande do Sul, e estou iniciando uma empreitada para conquistar uma mobilidade acadêmica para a UAB – pretendo cursar um ou dois semestres lá. Eu estou ‘tateando’ completamente sozinho, no escuro. A PUCRS tem alguns convênios, mas não com a UAB. Então, Júlia, pergunto-lhe o seguinte: tens alguma dica de COMO eu posso conseguir fazer uma mobilidade para lá? Eles aceitam estudantes estrangeiros com facilidade? Se eu só chegar, ‘à moda louco’, será que conseguiria passar estudando dois semestres lá? Com quem de lá poderia falar ou a quem poderia pedir essa vaga? Com certeza tu tens contatos ou fizeste alguns na própria Universitat, tens ‘procedência’. Logo, pergunto-lhe pois sei que podes ter dicas valiosas. Estou sozinho nessa… Agradeço muitíssimo caso possa me ajudar!

    • Júlia disse:

      Matheus,

      Infelizmente, fiquei longe do blog por quase um ano, devido à falta de tempo, e não vi seu comentário antes… Estou retomando minhas atividades agora e imagino que você já tenha se resolvido.
      Tampouco tenho algum contato na UAB, caso ainda precise de ajuda, me responde aqui que eu farei meu melhor pra te ajudar!

      Abraço.

  12. patricia machado garcia disse:

    Olá Julia!
    Estou indo, no final deste ano, estudar 5 meses na UAB. Cogitei a ideia de ficar na Villa da universidade, porém li seu blog e vi que tu não recomendas. Gostaria de conversar contigo e pegar algumas dicas de hospedagem, localização e o que fazer por lá. É possível que me passes algum contato para conversarmos?? Vou lhe passar meu email para que possamos conversar: patimggarcia@gmail.com. Desde já, obrigada! Patricia Garcia.

  13. Pierre disse:

    OLá Júlia, pode me dar uma ideia do custo de vida em Barcelona? Sou estudante e ganhei uma bolsa de estudos e pretendo ir para a Espanha.

    • Ju disse:

      Oi Pierre! Imagino que você já tenha ido e talvez até voltado. Não estava entrando no blog, por isso não vi. Olha, na minha época, mil euros no mês dava legal, dividindo apê. Há outros lugares maravilhosos e mais baratos na Espanha também, que com 600 euros dá tudo!

  14. José Neto disse:

    Oi Júlia tudo bem ??

    Estou querendo aplicar pro mestrado em Marketing na UAB no próximo ano, você sabe informar se as aulas são em inglês ? E quanto ao custo de vida e moradia por lá ??? Fiquei na dúvida entre Portugal e Espanha, mas acho que em Barcelona terei mais oportunidades. Muito obrigado 😁

    • Ju disse:

      Oi José, estou respondendo super tarde, desculpe, o blog estava meio desativado. Imagino que você já tenha escolhido… hehe. Portugal tem um custo mais baixo que a Espanha e Barcelona é uma das cidades mais caras da Espanha, mas, quando eu fui, o custo de vida era menor do que o de Brasília, minha cidade natal.

  15. Carol disse:

    Quando começa o semestre letivo na UAB no segundo semestre? Ouvi falar que é em setembro Essa informação procede?

  16. Luana da Silva Spósito disse:

    Oi Júlia, adorei seu relato! Vou me inscrever pra uma bolsa de intercâmbio pra Barcelona mas não é pra UAB, e sim pra Universitat de Barcelona. Você conhece algo dessa universidade, sabe me dizer como é a localização dela, se as dicas de moradia e transporte que você deu no seu post são válidas pensando na UB também. Agradeço bastante pelo post, tirou já várias dúvidas que eu tinha!

    • Ju disse:

      Oi Luana! Tem tempo que fui para Barcelona. Não sei te informar sobre a UB, só que é melhor localizada que a UAB, hehe. Olha, na minha época, usei o loque para aluguel, hoje já não sei. Só recomendo morar em um local central e com fácil comunicação à UB. Também depende da sua rotina, se for à UB todos os dias, é melhor estar ao lado dela, porém, bem comunicada ao centro de Barcelona. Aproveite, Barcelona é incrível!!

Deixe um comentário

