Sobre a Galícia

A Galícia é basicamente rural, apesar de ter sido lá onde a Inditex (Zara, Oysho, Massimo Duti, e vaaaarias outras) nasceu e de ter um imenso porto de pesca e uma empresa gigante de pesca, a Pescanova. É conhecida também pelo seu trabalho com pedras, são ótimos talhadores (?) de pedra.

Apenas 3 cidades têm mais que 100 mil habitantes: A Coruña, Vigo e esqueci a terceira. Santiago de Compostela é muito famosa devido ao caminho de Santiago, sua universidade – que foi fundada em 1495 – e por ser a capital da Galícia.

Santiago de Compostela é centro da cristandade hispana, estando no mesmo nível que Roma e Jerusalém (de acordo com panfleto oficial da informação turística), o Caminho de Santiago é Patrimônio da Humanidade segundo a UNESCO. Sua catedral é centro de peregrinação desde o século X, no século IX, após o descobrimento das relíquias do Apóstolo Santiago, é erguida a primeira capela. A partir de 1075 começou a construção da Catedral tal como ela é hoje, são várias etapas e algumas fachadas diferentes, é possível ver isso.

A Catedral de Santiago vista do Parque Alameda

No Museu do Pobo Galego é possível ver os antigos carros de boi, teares, trajes típicos, barcos, e tudo o que diz respeito à história e ao modo de vida galego. Interessante é que um de seus intrumentos típicos é a gaita de fole, como a escocesa, mas com três saídas de ar (ah, não sei mesmo o nome) a menos. Outra coisa muito interessante são os horréos, que eram utilizados para armazenar alimentos, hoje não têm mais uso, mas não se pode demoli-los, é como patrimônio histórico deles, porém o governo não dá ajuda para conservá-los, o que é um problema. É possível ver vários no caminho do trem de Santiago à Coruña.

A Coruña tem o único farol da Antiguidade ainda em funcionamento: o farol de Hércules, datado do século I d.C. O Castel de San Antón, construído numa ilhota na bahia da Coruña, hoje é ligado por terra, inicialmente foi feito para acolher os que tinham doenças contagiosas, depois funcionou como fortaleza e prisão.

Farol de Hércules - foto tirada do Paseo Marítimo - A Coruña

Bom, escrevi de acordo com o que eu aprendi lá, lendo e conversando com as pessoas. Por isso, falei apenas de Santiago de Compostela e A Coruña, porque foram as que fui.

A comemoração vista do alto da Catedral - Praça Obradoiro

Comemoração dos 800 anos de Consagração da Catedral - sábado, 6 de abril de 2011

 

 

 

 

 

 

 

Recomendo muito ir até Coruña, tem trem a cada hora, dependendo da hora, até em uma frequência maior. É apenas 30min de Santiago e a passagem custa 5 euros, compensa muito!

Outra dica é ir ao Museu da Catedral, lá se tem acesso a outras áreas da Catedral como seu claustro, além da vista de cima da Praça do Obradoiro. Não se esqueçam de passear pelo Parque Alameda, é lindo e é bem no centro.

Por do Sol na praia ao fim do Paseo Marítimo - A Coruña

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Sobre a Galícia

  1. Regina disse:

    Júlia,

    Agora aumentou a vontade de ir =))
    hehehe…
    bjs

Deixe um comentário