Primeiro dia do trabalho voluntário

Continuando minha recapitulação…

Terça foi meu primeiro dia de trabalho voluntário. Tem voluntariado na universidade, claro que praticamente ninguém participa, mas a esperança é sempre a última que morre… Voltando. Eu agora sou a mais nova tutora de inglês da prisão preventiva feminina de Barcelona. O nome é realmente esse Prisió de Dones. ADOREI!

As oficinas nas prisões e centros juvenis fazem parte do programa do voluntariado de Justiça, aí fui junto com o coordenador para a primeira visita e primeiro encontro. Foi ótimo. É super tranquilo (viu mãe, é SUPER tranquilo). Gente, de verdade, muitos brasileiros adorariam morar naquela prisão. Se rolasse um quartinho no fim de semana até eu topava, é muito bem localizada! É bem perto da estação de metrô da Marina (L1), que, aliás, é a mesa da boite Razzmatazz, do bar Sonora e do Oveja Negra. Viu, excelente localização!

Foi ótimo, os educadores e coordenadores lá são ótimos e as detentas também. Super gente boas e interessadas. Não sei porquê estão lá, confesso que tenho muita vontade de saber, mas manterei meu profissionalismo. Metade não é daqui, são africanas ou latinoamericanas, inclusive tem a participação de uma brasileira! Eita, será que posso falar isso aqui?? Shhhh, não contem!

A sala de aula, gente, a sala de aula tem apenas computadores (no plural, não dois, tipo uma sala de computação), quadro novinho e limpinho, é impressionante! Meu coordenador me perguntou no caminho como eu achava que seria e eu respondi limpo, ele ficou meio pasmo com a resposta. Mas convenhamos, prisões espanholas X prisões brasileiras, tem como não ser limpo? Inclusive, é bem mais limpinho e arrumado que pensei! Falaram que ela é realmente diferente das outras, mais ajeitada, mas mesmo assim impressiona muito.

O encontro foi ótimo, cada uma tem um nível de inglês diferente, mas todas querem aprender. Uma delas é a outra professora comigo, a Doris da Nigéria (acho que devia dar nomes fictícios), ela me intriga muito. Fez publicidade e marketing, fala bem, tem tudo quanto é material pra dar aula, lidera (ta aí meu receio, duas que gostam de mandar e o mesmo público, ai ai, hehe), articulada, queria saber o que aconteceu, a falta de oportunidade realmente é algo que as vezes vai além do esforço. No final, três delas me agradeceram muito e me deram um abraço! Já me conquistaram, já vi tudo, vou agora pentelhar todo mundo aqui pra ir fazer alguma oficina também, quem sabe até vender umas rifas? Brincadeirinha… Para não perder a oportunidade, caso queiram colaborar com a poupança Juca Europa 2011, aceito qualquer depósito! Meus pais também agradecem!

Depois fui a outro programa do FAS (Fundació Autonoma Solidaria) para conhecer, o de cooperação internacional do norte e sul. Não tem nada a ver comigo, mas resolvi ir porque como aqui é norte poderia ser uma experiência enriquecedora. Para ser educada, digamos que me enganei…

Não tenho fotos do presídio e provavelmente nunca terei. Não podemos fotografar. Se conseguir, também não poderei divulgar se tiver rostos… quero tanto conseguir!! Pelo menos do interior do prédio, essa deve poder divulgar, é exemplo a ser seguido.

Passando rapidamente por ontem, finalmente acompanhei toda a minha aula de Participació Politica (é em catalão), foi um momento mágico! Anotei, em português, claro, porque também anotar em catalão já é pedir demais… E fica a dica: xarxes é rede. Conductisma é behaviorismo, o que faz muito mais sentido, muito melhor que a gente que usa uma palavra em inglês. À tarde tenho francês, sou um fenômeno! A pior da sala, ou a primeira de baixo pra cima, porque tudo na vida é uma questão de perspectiva. É francês II e eu não tive o I, a professora dividiu em grupos e repete as coisas pra mim (ela é uma fofa), mas o castellano ta atrapalhando, porque como são duas línguas que estou aprendendo as vezes dá um nó e sai um mix de nenhuma nem outra, olhando pelo lado positivo, se der certo, sairá catalão!

À noite fui a um bar com o pessoal e depois a Razzmatazz, boite muito famosa aqui, quarta é o dia que bomba segundo as pessoas. Como só fui quarta, ainda não posso opinar. De qualquer maneira eles me conquistaram quando tocaram S Club 7, desses, nem eu lembrava! Nem ipod da Laura lembrava! É mais música eletrônica comercial, bom pra dançar, e no meio tem umas pérolas, adorei! Quando trocaram de djs, a música utilizada foi filho maravilha, mas uma versão de alguém daqui que fala fElho mEravilha. Mesmo assim, gostei, a gente se sente lisonjeado e tão feliz quando uma música da nossa casa toca em outro lugar.

Um parágrafo para hoje: ainda preciso regularizar minha situação aqui. Polícia da comarca (não sei se é comarca, região ou terceira opção aqui) errada… Nada como ser atendida por uma mulher simpaaaatica (ironia forte). Hoje ta um frio que só! No meio da tarde tava 8 ºC, sem contar que não parou de chover. Águas de março, fechem o inverno!! Mesmo assim aproveitei que já estava na cidade e fui dar uma volta. Dessa vez me perdi de verdade porque virei pro lado errado e realmente tinha um objetivo, mas nada como ter tempo e poder fazer depois sem stress, isso é lindo! Total qualidade de vida! Conheci boa parte da Av. Diagonal, bom também.

 

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Primeiro dia do trabalho voluntário

  1. daniela disse:

    Mto, mto legal!! To MUITO orgulhosa de você, filha!!

  2. Isabela disse:

    Juca que lindooo!!!
    adorei essa sua experiencia no presidio, deve ter sido o maximo mesmo
    besos

  3. rosa disse:

    Julia,nunca rí tanto na minha vida.Realmente dá prazer de ler teu relato e estou morrendo de inveja por nunca ter tido uma experiencia igual e tão rica. Beijos,vó rosa

  4. Nine disse:

    Caracas voluntariado em uma prisão é demais pra mim!! Hahaha e eu q já achava o seu projeto da Estrutural pesado…

Deixe um comentário

